0 comentários

Resposta a: Direitos e liberdades fundamentais

Por Fabrice Luijten


Início Fóruns 02. Preâmbulo Direitos e liberdades fundamentais Resposta a: Direitos e liberdades fundamentais

#2123
AvatarFabrice Luijten
Participante

Olá Olivia, Christer e outros,

Discussão interessante. Concordo com a importância de enfatizar explicitamente a protecção dos direitos e liberdades fundamentais.

Contudo, gostaria de fazer a ligação a outro tópico do fórum, iniciado por bij Jakub Jermar, para que o preâmbulo também possa ser visto como sendo verboso e ideológico. Isto leva-me então à questão: "como decidimos quais são os valores tão universalmente importantes que deveriam ter o seu lugar no preâmbulo? e o que devemos deixar para o domínio político ou para a própria sociedade se organizar?" Penso que um dos critérios é a intemporalidade, por isso estou um pouco hesitante em inscrever coisas no preâmbulo / constituição com base nas tendências que vemos agora na nossa sociedade. O que não significa que eu não considere a protecção dos direitos fundamentais e da liberdade como "intemporal", porque considero.

A discussão aqui e a iniciada por Jakub Jermar apenas me deixa curioso para as vossas ideias sobre onde traçar a linha sobre o que a torna no preâmbulo. Há algum conjunto de critérios disponíveis que nos possam ajudar a decidir? Esperemos que um dos participantes tenha algumas ideias valiosas sobre este assunto.

{"e-mail": "Endereço de e-mail inválido", "url": "Endereço de website inválido", "necessário": "campo obrigatório em falta"}
pt_PTPortuguês